CRN-11 e SINUPI enviam ofícios para readequação salarial para a vaga de Nutricionista em concursos públicos do Piauí
CRN-11 e SINUPI solicitam readequação salarial para Nutricionistas no Piauí

Neste mês de janeiro, o Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11), representado por sua presidente Ennya Duarte, em parceria com o Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Piauí (SINUPI), enviou ofícios à gestão municipal de Padre Marcos do Piauí e à Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação, tratando da inadequação salarial prevista em editais de concursos públicos.
Um dos documentos foi direcionado à Prefeitura de Padre Marcos do Piauí, abordando os valores remuneratórios para o cargo de Nutricionista, divulgados no edital nº 01/2025 do Concurso Público. Já o outro ofício foi encaminhado à Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação, questionando o descumprimento do piso salarial estadual no edital nº 15/2024.
Os textos remetem ao Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, destacando o Artigo 11, que assegura ao profissional o direito de reivindicar uma remuneração condizente com suas atividades, em conformidade com o valor mínimo estabelecido pela legislação vigente ou pela respectiva entidade sindical.
Os ofícios também ressaltam a Lei Estadual nº 7.912/2022, que define o piso salarial dos Nutricionistas no estado do Piauí em R$ 3.000,00 para uma jornada de 40 horas semanais, e no mínimo R$ 2.000,00 para carga horária de até quatro horas diárias ou 20 horas semanais.
O CRN-11 enfatiza que o alinhamento entre as instituições quanto à garantia de remuneração justa para os Nutricionistas não apenas valoriza a categoria, mas também contribui para o pleno exercício profissional, promovendo a segurança alimentar e nutricional no atendimento à população.
Confira os documento na íntegra logo abaixo.