CRN-11 notifica Prefeituras sobre readequação salarial para a vaga de Nutricionista em concursos públicos da jurisdição
O Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN-11), representado pela presidente Dra. Glaucia Posso, encaminhou ofícios às administrações municipais de Cedro, Guaraciaba do Norte, Mombaça, Jijoca de Jericoacoara e Russas, além de notificar o município de Santa Luzia, no Maranhão. Em conjunto com o Sindicato dos Nutricionistas do Piauí (SINUPI), também foram notificadas as gestões de Conceição do Canindé e São João da Fronteira, no Piauí, para tratar sobre os valores remuneratórios para o cargo de Nutricionista em concursos públicos.
O documento ressalta o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, destacando o Artigo 11, que garante ao profissional o direito de pleitear uma remuneração adequada às suas atividades, de acordo com o valor mínimo estabelecido por legislações vigentes ou por sua respectiva entidade sindical.
Os ofícios também reforçam o Piso Nacional de Referência fixado pela Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), que prevê o valor de R$ 3.870,88 para a remuneração do cargo de Nutricionista com carga horária de 44 horas semanais, e a Lei Estadual nº 7.912/2022, do estado do Piauí, que estipula o piso salarial dos nutricionistas em R$ 2.500,00 para uma carga horária de 30 horas semanais.
O CRN-11 enfatiza que o entendimento entre as instituições sobre a remuneração justa para os Nutricionistas não apenas assegura a valorização da categoria, mas também promove o exímio exercício profissional na promoção da segurança alimentar e nutricional no atendimento à população.
Confira abaixo os ofícios enviados a cada prefeitura.