(85) 4042-9542
crn11@crn11.org.br
No dia 17 de março, o Conselho Regional de Nutrição 11ª Região (CRN-11) esteve presente na Reunião de Acompanhamento do Pacto por um Ceará Sem Fome, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza-CE. A presidente do CRN-11, Ennya Duarte, representou o Conselho no encontro, que marcou a adesão da Prefeitura de Fortaleza ao programa estadual voltado para o combate à insegurança alimentar.
O evento reuniu representantes de 77 segmentos comprometidos com a causa, além de autoridades como a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial do programa, Lia de Freitas, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a primeira-dama da Capital, Cristiane Leitão.
O papel do CRN-11 no Pacto por um Ceará Sem Fome
O CRN-11 integra o grupo de Conselhos pactuantes ao lado do Conselho Estadual dos Direitos da População em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (CEPOP/CE), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/CE) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF).
Para 2025, os Conselhos tem como principais ações no programa:
✅ Participação em Grupos de Trabalho (GTs) do Ceará Sem Fome;
✅ Capacitação de profissionais que atuam na produção e distribuição de alimentos para a população em insegurança alimentar grave;
✅ Monitoramento da segurança alimentar e nutricional em locais que oferecem alimentação para pessoas em vulnerabilidade;
✅ Formalização de parcerias para garantir a segurança alimentar e nutricional.
O CRN-11 reforça seu compromisso com o programa e com a promoção da saúde e segurança alimentar da população cearense.
Sobre o Ceará Sem Fome
Sobre o Ceará Sem Fome:
O Ceará Sem Fome é um programa do Governo do Ceará voltado para o combate à insegurança alimentar. A iniciativa reúne diversas secretarias estaduais e busca oferecer assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, Fortaleza conta com 9.837 famílias beneficiadas pelo programa, que recebem um auxílio mensal de R$ 300 para a aquisição de alimentos. Além de combater a fome, o uso do cartão movimenta a economia dos municípios.
O programa também mantém 371 cozinhas cadastradas distribuídas pelas 12 regionais da cidade, fornecendo almoços nutricionalmente equilibrados de segunda a sexta-feira.
O CRN-11 seguirá acompanhando e contribuindo com as ações do programa, reafirmando sua atuação na construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.
Atendimento Telefônico e Presencial de Segunda a Sexta, das 09h às 16h.
Av. Santos Dumont, 5335 - 5º andar - sala 505 Ed. Planalto Center - Papicu, Fortaleza - CE, CEP 60175-047