CRN11 alerta sobre o exercício ilegal da profissão e os riscos à saúde.
Na última semana, a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região, Perpétua Coimbra, concedeu entrevista ao Bom Dia Piauí - Afiliada Globo - para alertar a sociedade, sobre o exercício ilegal da profissão de Nutricionista, exercida por leigos, que prometem resultados duvidosos e em curto prazo, além disso, a prescrição de dieta sem o menor conhecimento técnico-científico, que pode levar a sérios riscos à saúde.
De acordo com a lei n. 8324/1991, que regulamenta a profissão, a assistência dietoterápica, e portanto a prescrição de dieta é uma atividade “privativa” do Nutricionista, graduado e com registro ativo no Conselho de Classe, sendo o profissional responsável pela avaliação nutricional global, com protocolos, estratégias, considerando plenamente a individualidade de cada um.
Vale destacar que o Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN11) atua nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, e entre as atividades de fiscalização estão a apuração contra o código de ética e conduta profissional, bem como casos de exercício ilegal da profissão, em toda sua jurisdição. Ressaltamos que o exercício ilegal da profissão é crime punido por lei no código civil, de acordo com o Art. 47 da lei n°. 3.688/1941.
Denuncie através do site do CRN11