CRN11 combate exercício ilegal da profissão

O Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN11) vem intensificando o trabalho de fiscalização no sentido de coibir a atuação de falsos profissionais no mercado de trabalho. A prática se configura crime e prejudica, tanto a classe dos profissionais nutricionistas e técnicos em nutrição dietética, quanto a sociedade de uma maneira geral.


Alguns casos estão sendo denunciados e outros investigado nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Desta vez, representando o CRN11, a tesoureira da autarquia, Virginia Lima, apresentou denúncia-crime contra um estudante, que estava exercendo as funções de nutricionista, sem diploma e sem registro no CRN11, o que configura exercício ilegal da profissão.


A profissão de Nutricionista é regulamentada pela Lei Federal n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, sendo que a atuação é privativa daquele que for detentor de diploma de graduação superior e devidamente inscrito no Conselho Regional de sua jurisdição.



Aquele(a) que pratica atos privativos de Nutricionista e/ou se faça passar como se fosse Nutricionista, sem atender as duas condições mencionadas acima, estará incorrendo na prática de exercício ilegal da profissão. Tal determinação aplica-se a quaisquer leigos (coaches, blogueiros, fisiculturistas, vendedores e representantes de suplementos, estudantes, entre outros).


“Essa atividade é de suma importância, porque não somente a população, mas como os acadêmicos, e outros profissionais, que acabam invadindo a área de atuação do nutricionista, fiquem cientes que isso é crime e que não pode acontecer. O CRN11 está atento e atuando para que esse tipo de atuação seja coibida... É importante frisar que, se alguém se sentir lesado em qualquer atividade, ou suspeite de alguma atividade ilegal, que faça a denúncia, utilizando os canais oficiais do CRN11.” Destacou Virginia Lima, Tesoureira do Conselho.

Por Uama Martins 25 de abril de 2025
Nova posse de nutricionista
Por Uama Martins 16 de abril de 2025
Encontro promovido pelo CRN-11 em Teresina promove diálogo sobre ética profissional e aproximação com nutricionistas e técnicos da área .