CRN11 destaca atuação do nutricionista na atenção básica.
Entre os dias 16 e 19 de julho, o Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN11) participou do 37° CONASEMS, Congresso Nacional de Secretárias Municipais de Saúde. Na ocasião o CRN11, através da Presidente, Dra. Glaucia Posso, a vice-presidente, Perpétua Coimbra, e a Diretora – Secretária da autarquia, Sandra Fontenele, estiveram nos stands das Secretárias Municipais de Saúde do Maranhão e do Piauí, no Congresso Conasems, para enfatizar a importância da inclusão do nutricionista na atenção básica.
A presença do nutricionista na atenção básica é estratégica para fortalecer o SUS e oferecer cuidados de saúde mais amplos e eficazes à comunidade, garantindo uma abordagem integral na promoção da saúde e qualidade de vida.
Ao investirem na contratação de nutricionistas, os gestores asseguram a promoção da saúde, reduzindo os custos com tratamentos e atendimentos de situações preveníveis na coordenação, planejamento e execução das políticas públicas relacionadas à alimentação e nutrição, principalmente na atenção nutricional do SUS, o nutricionista pode:
1 - Avaliar a situação alimentar e nutricional da população, identificando famílias e grupos nutricionalmente vulneráveis e em situação de insegurança alimentar.
2 - Desenvolver projetos para captação de recursos financeiros.
3 - Estabelecer estratégias interdisciplinares com diversas secretarias.
4 - Incentivar práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida.
5 - Aperfeiçoar as condições sociais e de saúde da população.
6 - Participar da equipe do e-Multi (Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde).
Diversos municípios já contam com Programas com incentivo financeiro do Governo Federal referente à nutrição, que são: Programa Nacional de Suplementação de Vitamina, Estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional, Programa Crescer Saudável, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF), Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB). Programa Criança Feliz (MDS), Proteja - PNAE - NutriSUS - Bolsa Família, entre outros.
Vale destacar que o Congresso (CONASEMS) reuniu experiencias exitosas em municípios que se dedicam exclusivamente à atenção primária a saúde, também conhecida como atenção básica. Essas experiencias demonstram a importância dessa abordagem na promoção da saúde, prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população.
