CRN11 participa da 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

O Conselho Regional dos Nutricionistas da 11ª Região participou da 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema foi "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade". O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Representando o CRN11, estiveram presentes: Cícero Matheus, Nutricionista do Setor Técnico; Emanuela Catunda, Coordenadora de Atendimento; Stefhany Bouderes, Nutricionista do Setor de Atendimento; e Janayna Moura, Conselheira titular do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Representante Suplente de Sobral.
Durante a abertura do evento, a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, reforçou o compromisso do Estado no combate à fome, ao criar o Pacto por um Ceará Sem Fome, e discursou sobre o otimismo da expansão do programa, convidando os presentes a pensarem em ações para garantir a segurança alimentar dos cearenses a médio e longo prazo.
A programação da Conferência incluiu três eixos temáticos em debate: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada; e Democracia, participação e controle social.
As solicitações feitas durante o evento terão prioridade na formulação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e nas ações a serem encaminhadas para a Conferência Nacional.
O evento foi encerrado com a eleição de 65 delegados que representarão diversos grupos e entidades na Conferência Nacional, incluindo quilombolas, indígenas, povos de terreiros, instituições, conselhos, universidades, entre outros. O CRN11 terá Janayna Moura, representante suplente de Sobral, atuando no evento nacional em defesa da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no estado do Ceará.