CRN11 SE REUNE COM EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARES

O Conselho Regional de Nutricionistas 11° Região (CRN11), representado pelo presidente, Ribamar Mendes, esteve em reunião com o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalar do (Emserh), Marcelo Barros.
A Emserh é uma empresa pública, que administra 80% dos hospitais da rede estadual, onde estão inseridos um grande número de profissionais da Nutrição e por isso o CRN11, na ocasião, propôs parcerias e se colocou à disposição da instituição na orientação sobre questões relativas à legislação profissional.
O Conselho solicitou informações da empresa, sobre a atuação de responsáveis técnicos, que no campo da alimentação e nutrição humanas é exclusiva do nutricionista e também fez questionamentos sobre as condições de trabalho dos profissionais, no dimensionamento de nutricionistas, se colocando a disposição para esclarecer dúvidas e alertando sobre a resolução n°600/2018 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que diz que o número de refeições servidas em cada unidade, serve como parâmetro para determinar a quantidade de Nutricionistas que devem atuar, ou seja, quanto mais a quantidade de refeições servidas, maior deve ser o número de Nutricionistas na unidade.
A empresa também foi orientada sobre a Lei Federal 8.234, que estabelece as atividades privativas do Nutricionista, destacando a função de coordenador dos serviços de nutrição hospitalar, que só poder ser exercida por um Nutricionista.
Além de tudo isso, foi solicitado que a empresa atualize as informações sobre as unidades de saúde, junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(CNES), para que o número de Nutricionistas possa estar de acordo com a capacidade de atendimento das unidades de saúde.
O presidente da Emserh, que estava acompanhado de duas Nutricionistas, a analista técnica, Raissa Silva e a Supervisora Clinica, Thamyres Costa, agradeceu as orientações e a disponibilidade do Conselho.
"Essa foi uma reunião construtiva, faremos um levantamento de tudo que foi solicitado e vamos trabalhar em conjunto", disse Marcelo.
Segundo o presidente do CRN11, a Emserh foi bem receptiva, não se absteve em responder a nenhuma das perguntas, além de se colocar à disposição para esclarecer todos os questionamentos levantados.
" Foi uma uma reunião importante para a construção de políticas públicas que possam garantir os direitos profissionais e benefícios a sociedade. Parabenizo a empresa pela postura diante a nossa classe e pela transparência; e agradeço a disponibilidade em esclarecer todos os nossos questionamentos" destacou Ribamar Mendes.