De olho na nova rotulagem nutricional

O que você precisa saber sobre as novas regras

As novas regras de rotulagem aprovadas pela Anvisa entraram em vigência no dia 09 de outubro. As mudanças tem o intuito de tornar mais conscientes as escolhas alimentares da população brasileira, sendo um grande progresso para a saúde pública. Com as informações nutricionais exibidas de maneira mais clara e direta nos rótulos, os consumidores tem mais compreensão sobre o conteúdo do produto que estão comprando.


As reformulações exigem mudanças nos rótulos frontais e no conteúdo da tabela de informação nutricional: 

1️⃣No rótulo frontal será necessário constar o alto conteúdo de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Eles serão indicados em forma de lupa.


2️⃣Torna-se obrigatória a declaração da quantidade de porções por embalagem. Também deve estar claro a quantidade de açúcares totais e os que foram adicionados durante a fabricação daquele produto.


3️⃣Devem ser incluídas as informações de cada nutriente tanto por porção, quanto por 100g ou 100ml.


4️⃣As tabelas nutricionais serão padronizadas. O fundo deverá ser branco, com linhas e fonte na cor preta.


E aí, o que você achou das novas regras?

Lembre-se que as escolhas conscientes são essenciais na melhoria dos hábitos alimentares e na manutenção da saúde. Consulte um nutricionista e saiba mais.

Por Uama Martins 16 de abril de 2025
Encontro promovido pelo CRN-11 em Teresina promove diálogo sobre ética profissional e aproximação com nutricionistas e técnicos da área .
Por Uama Martins 15 de abril de 2025
CRN-11 e CFN promovem ação em Teresina para combater a desinformação sobre alimentação e nutrição