Indicativo de PL que corrige o piso salarial estadual dos Nutricionistas no Piauí é aprovado na ALEPI

Na última terça-feira, dia 9, a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou o indicativo de projeto de lei para a revisão da lei estadual no.7912/2022, que trata do piso salarial dos nutricionistas no estado. A proposta, apresentada pelo deputado Fábio Novo (PT), estabelece valores de R$ 2.435,53 para jornadas de até quatro horas diárias ou vinte semanais, e R$ 3.653,30 para jornadas de até seis horas diárias ou trinta semanais, corrigindo a defasagem e desproporção do piso salarial em vigor.
No dia 3 de julho, a ALEPI havia aprovado o indicativo de PL que regulamenta a jornada de trabalho semanal dos nutricionistas em 30 horas, também apresentado por Fábio Novo.
A vice-presidente do CRN-11, Perpétua Coimbra, explica que os dois indicativos foram sugestão de iniciativa do CRN-11, juntamente com o SINUPI, tendo o apoio do Dep. Fábio Novo, líder do governo na assembleia legislativa, que aceitou a sugestão e encaminhou para aprovação pela ALEPI em indicativo de PL. Agora os dois indicativos estão sendo encaminhados ao executivo para serem apreciados, e decidir se acolherá as duas propostas para serem enviadas, como projetos de lei com igual teor para tramitação e votação na ALEPI, e posterior sanção.
Perpétua Coimbra destaca ainda que ações que valorizam os profissionais, permitem melhores condições de trabalho e refletem em uma melhor assintência à população. E que os Nutricionistas do estado, estão com grande expectativa, que o governador Rafael Fonteles seja favorável a essa justa demanda e acolha os indicativos de PL.
O CRN-11 vem buscando desenvolver e apoiar em toda sua jurisdição ações semelhantes. 🤝🏻