Obesidade infantil: CRN11 fala das causas, dos riscos e de como prevenir esse problema
Obesidade infantil: CRN11 fala das causas, dos riscos e de como prevenir esse problema

Ter uma boa saúde é uma construção que começa ainda na infância, mas que tem grandes repercussões na vida adulta. É pensando no futuro dos pequenos que 3 de junho foi escolhido como o dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. A data tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados necessários para controle da obesidade em crianças.
Para entender melhor sobre o que é a obesidade infantil e o que fazer para construir uma rotina de vida saudável na infância,o Nutricionista Ribamar Mendes, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região, respondeu algumas das principais dúvidas sobre o problema.
Como saber se a criança está obesa?
Os pais devem monitorar o desenvolvimento da criança, observar o ganho de peso e procurar um Nutricionista. O diagnóstico de obesidade na infância depende das medidas de peso, altura, idade e sexo. Dependendo da classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) por idade, tem-se a avaliação do estado nutricional da criança.
O que causa obesidade?
Em alguns casos pode ser patológico, pode ser resultado de ansiedade, mas na maioria das crianças a causa é alimentar mesmo, excesso no consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos; e de ultraprocessados. Além disso, os hábitos alimentares familiares afetam a nutrição das crianças, visto que a criança é influenciada pelos demais membros da família. Crianças expostas a ambientes que propiciam a obesidade infantil favorece também a ingestão de alimentos pobres em nutrientes.
A partir de quando devo me preocupar com a obesidade?
Em todas as fases, na medida que a criança vai crescendo e ficando obesa. É preciso monitorar, lembrando que a partir de 12 anos a criança começa a entrar na adolescência e geralmente perde peso, mas não é uma regra, por isso a importância de um acompanhamento profissional.
Quais as complicações da obesidade infantil ?
A obesidade vem com todas as suas patologias, como doença, diabetes tipo 2, asma, colesterol alto, hipertensão, autoestima baixa e depressão.
Qual o tratamento?
Ressalto que é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico de sobrepeso ou obesidade nas crianças e orientação quanto ao tratamento mais adequado.
A prevenção ainda é a melhor solução e essa prevenção começa ainda na amamentação, o aleitamento materno protege contra a obesidade. Após 6 meses de vida os pais ou responsáveis devem introduzir uma alimentação saudável na vida da criança, é aconselhável consumir alimentos mais naturais e excluir os ultraprocessados da alimentação. Comer muitas frutas, vegetais e grãos inteiros; evitar refrigerantes e outras bebidas açucaradas.